O projeto visa a melhoria do layout original do apartamento de forma a proporcionar melhor conforto aos usuários. O apartamento tinha 3 quartos, sendo um bem pequeno, sem ventilação e iluminação natural. A cozinha era apertada e muito mal iluminada, o banheiro de serviço era minúsculo e tinha acesso pela cozinha, e a área de serviço quase não tinha ventilação. A sala tinha bastante iluminação natural, bem como os outros dois quartos devido a grandes janelas. A planta baixa original era bem confusa e decidimos mudar tudo para ter melhor aproveitamento do espaço.
Os clientes queriam um apartamento com traços que remetessem a Brasília e por isso o uso de cimento, vegetação e madeira. Tem enraizados um conceito forte de sustentabilidade que foi muito utilizado no planejamento do projeto e ao longo de toda a obra.
A sala possui parede de cimento em ripas, muita madeira e vegetação o que traz ao ambiente o conceito de biofilia, que é conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar. Os armários são um misto de madeira e serralheria, dando um charme especial para o ambiente e trazendo leveza apesar de ser grande. O piso de taco original foi reformado e mantido para trazer um aconchego aos ambientes. A tv da sala é um ponto que não tem destaque, só é usada em dia de encontro de família para fazer uma sessão de filme. Por isso ficou discreta no armário e é do tipo que parece um quadro quando está desligada. No armário tem um banco na lateral perto da janela da sala com um vaso para colocar uma pequena árvore e trazer para a sala essa paz que a natureza proporciona.
Cozinha
A cozinha ficou ampla e integrada com a sala, com bastante iluminação e ventilação natural. O edifício possui na fachada da cozinha uma parede toda em cobogó, que a antiga dona tinha mandado fechar. Abrimos e com isso aproveitamos essa brincadeira que o cobogó faz com a luz do sol ao entrar no ambiente.
Banheiro social
O banheiro social ganhou um ar mais colorido, trazendo a alegria das cores da natureza para dentro do ambiente e a ventilação foi feita por meio de cobogós que dão para a área de serviço, onde tem uma janela bem grande capaz de ventilar os dois ambientes perfeitamente.
Quarto casal
O quarto do casal ficou maior e o transformamos em suíte com um banheiro grande, amplo e com muita iluminação natural. No quarto tem grandes armários, uma bancada para home office e um espaço para yoga, pois é uma das paixões da cliente.
Banheiro casal
No banheiro tem o cobogó que permite bastante iluminação e ventilação natural. Em frente tem vegetação natural para dar privacidade e beleza ao ambiente.
Neste banheiro o cliente fez uma única exigência, que foi ter um vaso sanitário turco. Para ficar discreto e não ver quando outra pessoa estivesse tomando banho, colocamos uma divisória de madeira gerando privacidade ao usuário.
Quarto das meninas
O quarto das meninas foi aumentado e divido ao meio para atender a individualidade de cada uma, respeitando a diferença de idade.
Dividimos o quarto de forma com que a iluminação e ventilação natural fosse aproveitado pelo dois ambientes.
Os quartos ficaram bem aconchegantes, com cama e mesa de estudo para cada uma.
Na hora da reforma descobrimos uma tubulação de água da chuva no quarto de uma das meninas e como ela gosta muito da natureza, a ideia inicial foi fazer uma árvore de gesso com um balanço para que ela pudesse ter um cantinho de leitura bem aconchegante. Mas com o tempo o cliente resolveu fazer por conta própria uma escultura de lego para deixar em volta do cano, evitando a quebra ou rompimento do mesmo.
Projeto em parceria com arquiteta Bárbara Wolf.